sexta-feira, 26 de março de 2010

Ninguém chega lá sozinho !!

Um dia desses, um desses dias .. um dia qualquer. Eu pensava se eu iria conseguir entrar numa faculdade, fazer um curso, me tornar profissional em algo, meu grande problema não era passar no vestibular, que cá para nós hoje em dia pagando é muito fácil entrar, meu grande problema era “grana”.

Eu não tinha dinheiro para pensar se ia conseguir terminar.
A sensação que tive pela primeira vez que cruzei aqueles portões foi de tanta satisfação, eu quase chorei. No inicio a faculdade não tinha catracas, apresentava a carteirinha e entrava, não irei contar minha trajetória e o que eu fiz para termina-la porque foram quatro anos de muito suor, suor para paga-la a cada 6 meses era uma vitoria, e mais uma vitória.

Para alguns isso parece pura bobagem, parece mais um sonho americano, posso dizer foram anos incríveis, mas também foram anos de muito suor e desespero, em tudo, não só com dinheiro, mas onde morar, como ir para a faculdade, estágios, e estágios, voltar a pé para casa tarde da noite, muitas vezes entrei pelos portões para trancar a faculdade. Chorava escondida, e quantas e quantas vezes meu nome não estava na lista de chamada porque ainda não havia pago.

Quantas vezes eu não tive dinheiro para pagar o ônibus, sei lá qualquer coisa assim.

Eu sabia, que estava comprando uma briga feia com a própria vida. Pensava “ eu vou comer o pão que o diabo amassou” eu tinha certeza disso. Se eu comi o pão que o diabo amassou acho que sim, mas por outro lado eu comi o algodão do céu, foram tantas histórias, e meu Deus, como eu mudei, não só eu, todos, é como ver uma criança crescer e virar adulto em menos de quatro anos, é uma evolução que não tem preço. A minha foi muito visível, quantas vezes eu não ouvi, até mesmo de professores “vc é outra pessoa” .. que bom ..

Hoje é a festa de formatura, e eu nem consigo explicar o que estou sentindo, quando eu fiz a colação e grau eu não senti isso, mas hoje é um dia muito simbólico.
Bom eu escrevi tudo isso, como num diário, não para dizer que nossa como eu sofri, magina, eu não sofri nem metade que outras pessoas passam passaram e passará, muito pior, com histórias muito mais complicada que a minha.

O que eu quero dizer aqui é que não conseguiria nada disso se não fossem as pessoas que me ajudaram ou simplesmente passaram e me pegaram pela mão e vou dizer em quatro anos foram muitas muitas mãos, uns menos outros mais, mas cada um que passou na minha vida deixou uma sementinha e eu virei uma plantinha depois foi crescendo, crescendo e me tornei uma árvore (grosso modo). Queria agradecer a todas as pessoas que plantaram dentro de mim algo, plantaram principalmente sentimentos, esperança, muita esperança e pensamentos positivos, isso também parece bobagem, mas faz uma grande diferença, faz tanta diferença que hoje eu sou jornalista e isso me fez entender o quão importante são os amigos os colegas um padrinho uma madrinha, alguem que não me conhecia mas acreditou em mim.

Obrigada! Eu não tenho palavras

Ninguém chega lá sozinho !!!